Ansiedade

Ansiedade! Esse é um tema muito em alta nos dias atuais, há quem diga que é “o mal do século”! Muito se ouve também sobre o que é ansiedade e quais sintomas caracterizam uma pessoa como ansiosa. Mas será que tudo que ouvimos deve ser levado como certo? Obter conhecimento em fontes seguras e científicas pode ser útil para filtrar informações errôneas e que podem te deixar mais preocupado. Porém, acima de tudo, o ideal se você tem se percebido ansioso e isso de alguma maneira tem influenciado em sua vida, é que você deve procurar ajuda profissional! Vá ao psicólogo, este profissional está apto para te dar informações precisas e avaliar seu quadro!
Em linhas gerais a ansiedade se caracteriza por um sentimento, semelhante ao medo, de algo que ainda não aconteceu, ou seja, aquilo que lhe causa ansiedade está no futuro e pode vir a se realizar ou não. Para exemplificar podemos utilizar o medo de cobras, suponha que você está em uma trilha, na mata fechada e de repente vê uma cobra! Provavelmente seu coração vai disparar, você pode paralisar, suar frio, sentir um aperto no coração, entre outros sintomas, isso se chama medo! Pois a cobra estava ali, bem na sua frente! Agora se nos dias anteriores a trilha você perdeu o sono com medo das cobras, se sentiu esses sintomas (ou outros), na entrada da trilha ou até mesmo durante a trilha, sem ter visto nenhuma cobra, provavelmente você experimentou sintomas de ansiedade. Percebem a diferença? Nos casos de ansiedade a pessoa antecipa um perigo/medo de algo que ainda não aconteceu, ou seja, o estímulo que causa ansiedade não está presente no mesmo momento em que se sente as sensações.
É importante deixar claro que esses sintomas citados acima são apenas alguns dos sintomas físicos que podem ser oriundos da ansiedade, mas, não engloba todos eles, podemos citar mais alguns exemplos, como, dor no peito, dor de cabeça, tonturas, alterações gastrointestinais, irritação, tensão, perda de concentração, inquietação. Se você experimenta sintomas de ansiedade em seu dia a dia, exercícios de respiração e relaxamento podem ajudar! Aqui vai uma dica:
1º – Coloque a mão sobre seu diafragma para que você possa senti-lo se expandindo e contraindo, é importante que você respire usando seu diafragma.
2º – Inspire o ar pelo nariz contando mentalmente até 4.
3º – Segure o ar contando até 4.
4º – Expire o ar pela boca contando até 6. É importante que o tempo da expiração seja maior que da inspiração.
Obs.: Quando estiver fazendo o exercício tente se concentrar nele, prestando atenção no seu estado interno.
Esse exercício pode te ajudar no momento em que estiver sentindo os sintomas característicos da ansiedade, em geral o exercício de respiração tende a estabilizar seu estado interno e retornar ao equilíbrio. Porém, o exercício, ou medicações, não tratam as causas que estão gerando a ansiedade, eles apenas aliviam os sintomas, por isso buscar psicoterapia é fundamental! A ansiedade pode ser muito prejudicial para a vida de uma pessoa, mas a boa notícia é que ela pode ser tratada! Você não precisa viver com a ansiedade como se ela fizesse parte de você, psicólogos clínicos estão aptos para te auxiliar e juntos vocês podem desenvolver estratégias de enfrentamento que poderão facilitar o seu manejo da ansiedade!

POR Fernanda Veronezi